segunda-feira, 6 de março de 2017

E os dentes permanentes?

Em julho do ano passado, estávamos viajando quando o Henrique disse que alguma coisa dentro da boca dele o estava incomodando... quando fui olhar, atrás dos dois dentes (da frente) da arcada dentária debaixo: 2 dentes permanentes! A mamãe ficou assustada mas fingiu que estava tudo bem: "Que legal!!! Dois dentes permanentes, você está ficando mocinho!!!".
Mostrei para o papai que usou aparelho e está mais acostumado e depois quando o pequeno dormiu, o Rafa disse que era bom marcar um dentista assim que voltássemos de viagem para ver o que era necessário para que esses dentinhos viessem para o lugar certo!
Não, os dentes de leite não estavam moles!


Cuidamos mais ainda da escovação e assim que chegamos fomos ao dentista. A minha maior surpresa foi quando a dentista me disse que receberíamos a visita da Fada do Dente, naquela mesma noite!
Ela foi extremamente cuidadosa! Disse para ele que ia passar um remedinho para deixar os dentes moles. Passou um anestésico antes mesmo de dar anestesia, para ele não sentir a picada... Depois que a anestesia já tinha feito efeito, ela arrancou os dentes sem que ele percebesse. Colocou a gaze e pediu que ele mordesse para estancar o sangue. Os dentes estavam firmes e com raiz. A dentista explicou que eles não iriam ficar moles, porque é o dente permanente que desgasta a raiz do dente de leite e como eles cresceram atrás, as raízes dos dentes de leite não iriam ser desgastadas, por isso era preciso arrancá-los. Quase não existiu banguela!!! Como fico eu sem ver as janelinhas???
Saímos de lá e fomos tomar sorvete!

(olha a raiz aí!)


O Henrique deixou os dentinhos dentro de uma caixinha que ele ganhou da dentista embaixo do travesseiro e foi dormir, ansioso pela visita da Fada do Dente.
No dia seguinte ele encontrou uma cartinha da Fada explicando que ficou muito feliz com a coragem dele, que queria que ele cuidasse ainda mais dos dentinhos e deixou uma nota de R$2,00 para cada dentinho e mais uma moeda de R$1,00 para cada um também. Os dentinhos estavam embrulhados, a Fada os deixou para mim! Não tinha como ser diferente, né?! Os primeiros dentinhos de leite foram arrancados no dia 04/08/2016, um dia antes do meu aniversário! Um presente mais do que lindo para mim!
Hoje, 6 meses depois, os dentinhos estão no lugar certo. A língua se encarregou de empurrá-los para o lugar certo!
... e agora mais um dente permanente começou a aparecer: o último da arcada superior direita... vamos visitar a dentista novamente!!!

É isso!

Lívia.

Obs: após escrever este post percebemos que 3 dentes de leite estão molinhos? Será que verei janelinhas em breve?


Nenhum comentário: