sexta-feira, 24 de julho de 2015

Passeio de Férias - Parte VI: Pinacoteca de São Paulo + Parque da Luz

Pinacoteca

Antes de sairmos de férias eu programei todos os passeios que fizemos, dividi todas eles num calendário... Lindo!!! Até que nossas férias começaram e tive que remodelar todos os passeios, mudar os dias, repensar tudo... Por quê? Porque choveu muito por aqui!!! O que importa é que no final tudo deu certo...

A Pinacoteca era o passeio mais pedido pelo filhote e consegui encaixá-lo num dia de garoa...

A Pinacoteca? Mais pedida pelo filho? SIM!!!

Sim. e existem dois motivos para isso:

O primeiro motivo é que desde que o Henrique tem meses, o acostumamos a frequentar teatros, museus e outros passeios culturais. É só frequentando que a criança passa a gostar de frequentar e aprende a se comportar nesses lugares! É preciso fazer silêncio, falar baixinho, não encostar em nada... O Henrique gosta de lugares assim...
O segundo motivo é que a Pinacoteca é extremamente atrativa para crianças.
Lá tem um setor que cuida da parte educativa. Ao chegar na Pinacoteca é só perguntar onde fica o "Educativo". Nesse setor, existem várias atividades que estimulam o olhar artístico e a atenção da criança (para várias idades) e pegar um dos kits. Eu deixei o meu RG em troca do kit e ao final é só devolver o kit e pagar o RG devolta.


Pegamos dois kits: "Olho Vivo" e "Cara a Cara"

O primeiro vem com uma lupa, um binóculo, um bloquinho de anotações, um lápis e um caderninho de desafios. No caderninho tem adivinhações e pistas juntamente com um detalhe de alguma obra de arte e em que sala está. A criança tem que usar os apetrechos de detetive e descobrir qual é o quadro.
O Henrique AMA virar DETETIVE e procurar pelos quadros...
Essa atividade estimula a observação, a paciência, o pensamento...

O segundo kit, vem com um joguinho da memório composto por rostos (das obras de artes) de várias salas. Primeiro, nós paramos num banco do museu, jogamos o jogo da memória, depois observamos características de cada um dos rostos (É branco? Negro? Careca? Loiro? Homem? Mulher? Tem chapéu? Parece triste? Feliz? Cansado?...) Depois identificamos nas telas do museu os rostos que tínhamos visto. O jogo pode ser jogado como "Cara a Cara" mesmo (mas ainda acho que para a idade do Henrique ele precisa de ajuda para jogar assim).
Esse jogo estimula assim como o jogo anterior e ainda trabalha percepção das características, diferenças e semelhanças, sentimentos e pareamento.

O passeio foi muito legal, divertido e cultural!

Vejam mais fotos:








Parque da Luz

O Parque da Luz é ao lado da Pinacoteca (eu digo que é o jardim da Pinacoteca) e é lindo!!!
Como o dia estava levemente chuvoso, não pudemos aproveitar como gostaríamos... Tiramos algumas fotos, mas não brincamos no gramado (estava barrento)... No entanto, é um lugar muito bonito e que vale a pena conhecer... Dá para fazer um piquenique, tem lago, uma "cachoeirinha" com gruta e é enorme!!!









É isso! Espero que tenham gostado de mais essa dica!!!

Lívia.


Nenhum comentário: