segunda-feira, 20 de julho de 2015

Passeio de Férias - Parte III: OCA

Exposição Reverta

São Paulo tem sempre boas pedidas... Lugar para ir, para ver, para se divertir é o que não falta!

Num dia extremamente frio e chuvoso em São Paulo, sem querer fomos parar na OCA... e foi DEMAIS!!!

Estava tendo uma exposição interativa chamada "Reverta", que trata de sustentabilidade. A exposição é muito interessante, chamou a atenção do Henrique e passamos cerca de 3 horas lá dentro vendo, aprendendo e interagindo! Os monitores super entendidos do assunto, atenciosos, respondendo às nossas perguntas e ensinando...

A exposição questiona o que é lixo, se precisamos mesmo viver produzindo tanto lixo... Fala sobre reciclagem, reaproveitamento e redução do lixo. Um tema super atual e importante!

Vejam as fotos:


Nossa produção de lixo!

Aqui, são quatro fotos. A primeira (lado direito) é uma moça sozinha deitada ao redor de todo o lixo que ela produziu durante uma semana. Grande produtora de lixo, principalmente cigarros, pacotes e embalagens de fast foods. A segunda foto, uma mãe com uma criança e um bebê, pouquíssimo lixo (fraldas e poucas embalagens de comida), a terceira um casal (com um lixo médio) e a última, uma família com 5 filhos e pouquíssimo lixo. As fotos nos levam a refletir sobre o lixo que produzimos, se é realmente necessário. As fotos me trouxeram outra reflexão: a moça sozinha é a que produzia mais lixo, será que estar sozinho, solitário, nos faz comer mais, fumar mais, beber mais, criar mais vícios e assim produzir mais lixo?

Essa atividade era bem legal: o visitante pegava um produto (tinha latinha, bloco de papel, garrafa de vidro e garrafinha pet), jogava em um lixo (que podia ser reciclável ou orgânico). Se ele acertasse aparcia na tela um parabéns e uma informação sobre a reciclagem do lixo que foi jogado. Se errasse, o lixo era cuspido para fora da lixeira, mostrando que o lixo no lugar errado volta para a gente de alguma forma. Achei a mensagem bem legal!

Os produtos para jogar nos lixinhos.

Tinha uma história em quadrinhos da Turma da Mônica (gigante), falando sobre a importância de cuidarmos do planeta: água, terra, árvores e lixo. Também falava das consequências da poluição, desmatamentos e desperdício de água!

Tinham duas fabriquinhas que mostravam como é feita a reciclagem das latinhas e das garrafas pet. A fabriquinha funcionava mostrando todo o processo. Muito legal!!! Adoramos!!!
Tinhas ainda outras atividades e informações!

Também tinha uma "oca" mostrando a importância de utilizarmos mais coisas naturais.
Tinham ervas e água quente para fazermos nosso próprio chá (super propício para aquela manhã fria).
A gente escolhia a erva, colocava num saquinho de chá biodegradável e num copinho também biodegradável à base de mandioca. Tinha uma lista com os nomes das ervas e para que serve cada uma delas (inclusive contraindicações).


Tinha também um redário (aconchegante) para relaxar enquanto a gente tomava o chá.

Foi ótimo! A exposição acabou no dia 5 de julho. Uma pena!




OBSERVAÇÕES: Quando saímos da exposição fomos fazer um piquenique na parte coberta do Parque Ibirapuera. Também tinham algumas crianças de escola pública na exposição. Não sei se eram da Prefeitura ou do Estado. Sei que o governo financiou a ida dessas crianças à uma exposição muito importante e legal e estava lá quando vi os monitores ensinando as crianças sobre sustentabilidade. Também vi que as crianças ganharam uma latinha de guaraná antártica cada uma (acho que eles patrocinaram a exposição) ao final da exposição.
Depois, essas crianças, juntamente de suas professoras também "fizeram um lanchinho" na parte coberta, assim como eu e meu filho. Pena que assim que saíram, deixaram um rastro de lixo ali no chão: latinhas, saquinhos de salgadinhos, sobras de alimentos... Acho que não aprenderam nada! Algumas crianças inclusive chutavam as latinhas e faziam piadas! O que me chamou mais a atenção? As professoras ignorarem! Viram os rastros de lixo e não falaram nada, fingiram que não viram, não chamaram a atenção de ninguém, não lembraram aos alunos de jogarem o lixo no lixo após o lanche... E tinham lixeiras do lado da turma!!! Eu sou professora, se fosse comigo, fazia voltarem e jogarem tudo no lugar certo! Essas professoras perderam uma oportunidade maravilhosa de ensinar sobre o meio ambiente e sobre cidadania. Perderam a chance de dar o exemplo, perderam a chance de olhar para esses alunos com sede de fazê-los aprender e mudar de vida! E aí, a culpa é do governo que não dá oportunidades? Ou a culpa é de quem não sabe aproveitá-las? Não adianta cobrar salários mais altos do governo, não adianta cobrar melhorias no ensino se não fizermos a nossa parte!

Fica a reflexão! Espero que tenham gostado novamente!

Lívia.


Nenhum comentário: