quarta-feira, 28 de maio de 2014

Que delícia que é brincar!!!

Estamos na Semana Mundial do Brincar e hoje é um dia muito especial: é dia de blogagem coletiva sobre o assunto... e como o nome do blog diz (Diversão em Família), diversão e brincadeira é o que mais gostamos por aqui!!!
Vou começar falando de mim...
Quando eu era criança, eu gostava de brincar de muitas coisas... Gostava de brincar de "Nunca 3" com meus amigos da escola. Essa brincadeira, para quem não conhece, funciona assim: Várias crianças sentam no chão (de duas em duas), cada dupla deve ficar com uma criança sentada na frente e outra sentada atrás. Depois define-se um pegador e alguém que irá fugir. A criança que está fugindo deve sentar atrás de uma dupla para não ser pega, assim que ela sentar, a criança que está na frente sai correndo para pegar o antigo pegador, que por sua vez foge e senta atrás de outra dupla e assim por diante. Se o que está fugindo for pego, trocam de papéis. Pegador foge e o fugitivo vira pegador. Também gostava de brincar de "Corre Cotia", de bambolê e bolinha de sabão... mas, meu brinquedo favorito era uma boneca em especial. Dei a ela o nome de Isadora. Era a única boneca que tinha os olhos castanhos como os meus. Ela usava pilhas para falar, mas nunca gostei de bonecas que falavam ou se mexiam, sempre gostei de imaginar, de brincar. Por isso, nunca coloquei pilhas na Isadora. Andava com ela para cima e para baixo, dava banhos, trocava, enrolava-a numa manta e colocava-a para deitar na gaveta que ficava embaixo da minha cama (aberta) e fazia de conta que lá era o seu berço... Pasmem!!!! Brinquei de boneca até os meus 14 anos... Comecei a namorar e ainda brincava com ela (escondido, depois que meu namorado ia embora de casa)! Um dia meu namorado voltou e me pegou brincando de boneca... Achou graça, mas me entendeu e estamos juntos até hoje (há quase 18 anos)!!! Que saudades daqueles tempos, ainda bem que posso revivê-los com o Henrique!!!
Aqui em casa, não poderia ser diferente. O Henrique ama brincar!!! Adora correr, brincar de pega-pega, esconde-esconde, brinca que é um macaco, que é um cachorro, brinca de carrinho, com miniaturas de bichinhos, de super-herói... Ama instrumentos musicais e é claro, ama parquinhos e areia!!!... Adora imaginar coisas também: habilidade que herdou do papai e da mamãe! Se pega um rolo de papel higiênico, logo o transforma em luneta ou caleidoscópio... Colheres viram antenas, um papel se transforma em barquinho, avião ou chapéu, um palito vira baqueta e ele toca bateria ou rege uma orquestra com uma linda batuta. A peça do lego vira flauta... Sem falar nas coisas completamente imaginárias que ele inventa: coloca armaduras, pega o tesouro do pirata, usa óculos, vira detetive, usa mochila (tudo isso sem nada em mãos! Apenas o que sua própria imaginação consegue ver!!!).
Vida de criança deve ser assim: cheia de brincadeira, cheia de diversão, cheia de imaginação, de música, de alegria, de carinho, compreensão e exemplos... Assim elas aprendem e é isso que elas levam como lembrança...


Agora deliciem-se com telas que representam o brincar e fotos do Henrique brincando, sendo criança!!!

("Crianças brincando no pomar" - Jennie Augusta Brownscombe)

("Crianças brincando na praia"- Mary Cassatt)


("Gabriele e Jean"- Auguste Renoir)


Fotos do Henrique:

(brincando de aranha)

(brincando no escorregador)

(jogando bola)

(no parquinho)

(brincando na bacia)

(banho de mangueira)

(na areia da praia)

(no balanço...)

(bolinha de sabão)

(cabaninha)

(brincando com fitas)
.
.
.

E vocês também brincam muito por aí?!

Desejo muitas brincadeiras a todos!!!

Lívia.

11 comentários:

Jamilly Maedolucas disse...

Que delícia é brincar e o melhor de tudo é que não tem idade. Também estou participando da blogagem e assim cheguei até seu blog.

Beijos

Jamilly
www.maeparasempre.com

Chris Ferreira disse...

Gente, eu nunca tinha ouvido falar dessa brincadeira “Nunca 3”. Já de “Corre Cutia” eu brinquei muito quando criança e com as minhas filhas.
Adorei a sua participação, as telas e as fotos do Henrique.
Eu também estou parcticipando da BC, não podia ficar de fora, né? Eu brinco muito com as minhas filhas. Adoro uma brincadeira .
A minha participação está aqui, caso você queira ver:
Brincadeiras da Minha Infância

beijos
Chris
Inventando com a Mamãe

Coisas da Lara disse...

Amei como colocou: vida de criança. Perfeito. É isso. Deve ser respeitada e vivida em todas as suas particularidades, principalmente o brincar. bjus Coisas da Lara
Ah! Fotos...... amo. E amei as suas!

Liene Oliveira disse...

Lívia não conhecia essa brincadeira, nunca 3. Adorava brincar de bambolê, corre cotia, amarelinha. Nossa ... É tão bom ser criança.
Bjs

Cris Philene disse...

Oi Lívia vindo retribuir a visita e me encantei com esse cantinho cheio de vida e brincadeiras...
Adorei sabe do que gostava de brincar e sabe q eu tb não gostava das bonecas de falar kkk tinha medo
Uma delícia as fotos escolhidas e tb poder saber q seu pequeno brinca com toda a liberdade e sua imaginação vai longe, é disso que precisamos, amei participar, bjs

Andreia Sales disse...

Nós também apoiamos a Semana do Brincar e achamos fundamental interagir com nossas crianças com brincadeiras criativas e divertidas.
Também estamos participando da BC com o post Semana do Brincar
Bjks

Maribel Barreto disse...

Adorei o nunca 3 ;)
Que delicia ver seu filho brincar! Viva Viva Viva!

Andreia Cristina disse...

Brincar é uma delícia! E muito importante para as crianças. Brincadeiras ao ar livre!

Beijo!

Anônimo disse...

Nossa adorei a sua postagem, as fotos...
Também brinquei mto quando era criança!
Adorei o blog.

Anônimo disse...

Eu adorava corre cotia também... Era meio moleca, gostava de brincar de bola, queimada, carrinho... Hoje gosto de brincar de boneca com a minha filha!
Adorei o seu texto!

Sandra

Anônimo disse...

Eu adorava corre cotia também... Era meio moleca, gostava de brincar de bola, queimada, carrinho... Hoje gosto de brincar de boneca com a minha filha!
Adorei o seu texto!

Sandra