quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

O que dar de presente de Natal para as crianças?

A cada dia que passa a indústria de brinquedos cresce. A variedade de brinquedos é enorme e ficamos cada vez mais em dúvida na hora de presentear. Aí vão algumas dicas:

Primeiramente é interessante encontrar um presente que será utilizado pela criança... Pode ser roupa, calçado, entre outras coisas... mas se a vontade é de dar um brinquedo, pense em como determinado brinquedo irá contribuir no desenvolvimento da aprendizagem e da criatividade da criança.
Se a criança for seu filho/a, você já deve ter em mente o que ele/a gosta, do que precisa, o que seria interessante... Se não for seu filho, fica um pouco mais difícil, porém nada impossível...

Crianças são cheias de imaginação e gostam de brincar até com caixas de papelão, rolos de papel higiênico, potes de iogurte, sorvete...

Livros são sempre uma boa pedida!!! Para qualquer idade!!!

Para bebês de 0 a 5 meses: os brinquedos mais interessantes são aqueles que estimulem a visão, o tato e a audição... Podem ser mordedores, móbiles, brinquedos musicados, livros ilustrados (existem livrinhos de tecido, de plástico - podem ser levados ao banho...). Cuidado com brinquedos pequenos que podem ser levados à boca!




Para bebês de 6 meses a 1 ano, estímulos como brinquedos de encaixar e que sejam bem coloridos e emitam sons são ótimas opções! Ainda é preciso tomar cuidado com brinquedos pequenos que podem ser levados à boca!





De 1 a 3 anos: A criança começa a interagir melhor com os brinquedos e coloca cada vez mais a imaginação para funcionar... Bonecas, carrinhos, bichos de pelúcia, jogo de pá, vassoura e rodo, instrumentos musicais... É nessa fase que a criança desenvolve a linguagem e seu controle motor se fortalece. Nesse momento é importante estimular a criança a andar, correr, saltar, subir e descer escadas, brincar no parquinho, brincar ao ar livre! A presença de um adulto ainda é muito importante nessa fase.
Como a fase oral costuma ir até os três anos, ainda é preciso tomar cuidado com objetos pequenos que possam ser levados à boca!





De 3 a 6 anos: Brinquedos de encaixe, de empilhar, quebras-cabeças, massinhas de modelar, livros, brinquedos educativos (de madeira, gesso) que possam ser pintados, montados, alguns jogos de tabuleiro... são ótimas opções.




A partir de 6 anos: A criança passa a interagir melhor com os colegas, praticar esportes coletivos, passa a ter mais responsabilidades e espírito de competição... Nessa fase, muitas vezes as crianças estão começando a ser alfabetizadas, por isso, jogos de tabuleiro, jogos e brinquedos pedagógicos podem ser muito divertidos... Além disso podemos estimular as "velhas" brincadeiras: bolinhas de gude, pião, amarelinha, corda, elástico... São ótimas para o desenvolvimento motor, para a concentração e trabalho em grupo...









Se você quiser presentear uma criança com um brinquedo (personagem), do tipo Cocoricó, Backyardigans, Patati-Patatá, etc... preste atenção aos pais da criança para ver se eles aprovam tais presentes... Não é preciso perguntar, só observe se os pais permitem que a criança assista a desenhos na televisão, cante músicas dos personagens... Têm pais que não gostam de personagens e é importante respeitar a opinião de cada família...


Só para finalizar: Observem se os brinquedos têm o selo do INMETRO, se possui data de validade, etc... Ah! Se o brinquedo for a pilha, não esqueça de dar as pilhas junto, a criança pode querer brincar assim que abri-lo e será uma decepção se o mesmo não funcionar!!!brincar assim que abri-lo e será uma decepção se o mesmo não funcionar!!!

Espero que tenham gostado das dicas!!!


Lívia.

12 comentários:

Flávia Brito disse...

Obaaaa... adorooO brinquedos de montar, quer dizer, de dar brinquedos de montar... rsrsrs. Obrigada pelas sugestões. Só para aumentar a lista, sugiro também presentear com livros, adoooro dar livros. Bjsssss

✿ chica disse...

Ótimas dicas e devemos estar atentos fato de dar algo útil e que elas possam realmente brincar. beijos,chica

Li disse...

Oi Flávia,

Com certeza os livros são tudo de bom...
Eu sugeri lá em cima do post, para qualquer idade!!!

Beijos!!!

Lívia.

Thatá disse...

Menina, adorei este post! Eu sei exatamente como presentear crianças de 1 ano, pois meu filho tem essa idade, mas fico perdida nas outras idades qdo tenho que presentear sobrinhos e filhos de amigos em aniversários. Adorei ler, ajudou muito!
Grande beijo,
Thaiz

Ivna Pinna disse...

Ótimas dicas!!! Eu sempre compro brinquedos ou livros, ver a carinha das crianças recebendo esses presentes não tem preço!

Beijos

sheR disse...

O Daqui de casa eu ja comprei e ja dei, foi a Galinha pintadinhaa...
E nem preciso diser que foi sucesso neh?
bjO

Juliana Marchioro disse...

Amei cada dica!
Vou colocar em prática :)

Mamãe Nádia disse...

Amei essas dicas! Você caprichou!
Tenha um ótimo final de semana!
Beijos!
www.mamaenadia.com
www.asosmamaenadia.com

Mamães em Rede disse...

Li, ótimas dicas!
Obrigada pelo seu carinho lá no MR. Adoramos a sua visita!
Abraço,
Equipe MR

Juliana Reis disse...

Li, obrigada pela visita lá no MR. Meu blog está fechado por um tempo, e gostei muito te recebê-la lá no meu post no Mamães em Rede.
Ótimas dicas de presentes!
Beijo,
Ju

Templates e Layouts Sal da Terra disse...

Olá querida!
Achei vc no Blog A Mãe do Miguel!
Esse aqui ó: http://amaedomiguel.blogspot.com.br/
Eu que personalizei ele! Ficou fofo né? *-*
Estou fazendo uma promoção! Personalização completa por apenas R$25,00! Isso mesmo!
Mas só vai durar até segunda!
Entre em contato comigo e vamos deixar seu blog mais lindo ainda! beijos ♥

Maura disse...

Oi!
To passando para lhe desejar um final de ano maravilhoso e um 2013 especialmente feliz! 
Tb vim lembrar que segunda-feira é o último dia para concorrer a brinquedos geniais da Xalingo lá no meu blog: http://coisasdamaura.blogspot.com.br/2012/11/concurso-cultural-natal-especial-com.html?m=1 Abçs,  Maura