sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que eles fazem e com que idade?

Primeiramente, gostaria de agradecer pelas palavras de consolo no post anterior... Já estamos melhores e mais conformados! Não tem jeito, nossa única certeza ao nascermos é a de que um dia morreremos... Muito, muito obrigada!!!


Encontrei essas informações nesse site e achei muito interessantes... Quis compartilhar com vocês!!!

Quando as crianças desenvolvem as habilidades que tanto alegram os pais...

Brincar com chocalho
Ocorre quando a criança constata que, ao mexer certas partes do seu corpo, ela produz sons e movimentos
Levar o pé à bocaO bebê começa a fazer isso quando associa a habilidade motora à capacidade de acompanhar com os olhos os movimentos que faz com as mãos
Empilhar objetosÉ um indicador fundamental do desenvolvimento motor. Depois de perceber que os objetos podem ser movimentados, constata que se firmam uns sobre os outros
Folhear livrosDotada de uma habilidade maior com os dedos e as mãos, consegue virar duas a três páginas de cada vez
Subir escadaDepois de fortalecer sua musculatura e aprender a andar, a criança, amparada pelos pais, sobe escada apoiada no corrimão quando apura o senso de equilíbrio
Chutar bolaÉ o primeiro movimento com as pernas que não tem relação com o ato de andar. Até então, a criança podia brincar com a bola mas não conseguia direcionar o pé para chutá-la
Andar de tricicloDiferente do engatinhar, do andar e até de chutar a bola, pedalar não é um ato instintivo. Assim como para nadar, a criança precisa de estímulo
Segurar o lápisÉ um aprimoramento da mesma habilidade que permitiu à criança folhear o livro. Até então, ela agarrava o lápis de qualquer maneira. Agora, segura à maneira do adulto
Lavar o rostoCom capacidade para controlar a própria força e segurança nos movimentos, consegue fazer uma concha com as mãos e levar a água ao rosto
Vestir a roupa
Vencidas as mais importantes etapas do desenvolvimento motor, tem equilíbrio e coordenação para os até então complicados movimentos de colocar e tirar calça e camiseta



Já, a tabela abaixo indica a altura e peso ideal para meninas e meninos:
Essa tabela encontrei nesse site.



E esta última tabela é daqui e mostra como é (esperado) o desenvolvimento da linguagem:



Interessante, não?!

Lívia.

2 comentários:

Raquel disse...

Menina, lendo esse post eu percebi o quanto a Luisa está avançada no seu desenvolvimento... a garota chuta bola, me ajuda a vestir a roupa nela, folheia o livrinho que a vovó deu pra ela... meu Deus! Como eles aprendem tudo tão rápido. bjo

Thatá disse...

Adorei isso aqui!Post perfeito, vivo me perguntando se devo estimular mais o filhote ou não, pois tb não queria forçar ele ao que não é da idade...
Bjsss!