quarta-feira, 21 de março de 2012

Família

Tenho pensado bastante a respeito desse assunto...

O que é Família?

Segundo o dicionário Michaelis, família é:
1- Pessoas do mesmo sangue
2- O pai, a mãe e os filhos

Porém, acredito que o conceito de família mudou muito e hoje já temos muitos outros tipos de família:

* Temos a família: Pai, mãe e filhos (do mesmo sangue)
* Temos a família: Pai, mãe e filhos (de coração)
* Temos a família: Pai, mãe e filhos (de sangue e de coração)
* Temos a família: Padrasto, mãe e filhos
* Temos a família: Pai, madrasta e filhos
* Temos a família: Mãe e filhos
* Temos a família: Pai e filhos
* Temos a família: Mães e filhos
* Temos a família: Pais e filhos
* Temos a família: Avós, pais e filhos
* Temos a família: Avós e netos
... e por aí vai...

Também acredito que mais importante que o tipo de família, é que a família seja feliz e exemplo para os filhos que fazem parte dela! Acho que uma boa educação é a base para tudo.
Hoje vemos muitas famílias destruídas por falta de conversa, falta de exemplos, ausência de pai e mãe...
Se escolhemos ter filhos, não podemos abandoná-los a própria sorte e não para se educarem sozinhos, na rua ou com colegas. A BASE é a família.
Se tiverem uma base sólida, nossos filhos saberão dizer sim para tudo aquilo que é bom e dizer não para tudo o que for ruim. Terão confiança, segurança, respeito pelos outros e por eles mesmos...
Onde foi parar o momento em que a família se reunia à mesa para comer sem rádio, sem TV, sem celular, sem computadores? Hoje vejo que esses momentos estão cada vez mas raros.
Casais, pais e filhos se separam. Cada um num cômodo da casa!
Se sentam juntos, parecem ter pressa de acabar de comer, assim podem voltar aos seus afazeres o mais rápido possível!
Vamos resgatar a união da família, as conversas em roda, as refeições à mesa?

Pensando em tudo isso, resolvi buscar quadros de pintores famosos que retratam a família:

Família reunida em casa do interior (Almeida Júnior)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)

(Jan Steen)


(Van Gogh)

A Família (Tarsila do Amaral)

(Botero)

(Botero)


Família - (Picasso)

(Lasar Segall)

A Família (Portinari)

Uma homenagem a todos os "modelos" de Família!
Um desejo pela REunião familiar!

Lívia.

Obs: imagens tiradas da internet.

10 comentários:

Diário da mãe e da filha disse...

Ai amiga, que post lindo!! Muito bonito. Realmente hoje em dia o conceito família mudou.
A família é a base de tudo.
Por aqui por exemplo faço questão de almoçarmos juntos sentados na mesa, fazemos isso no almoço e no jantar.

Ah adorei o novo layout do blog!!

Beijos
Lilia

Flávia, mamãe do André, do Ricardo e da Estefany disse...

Oi amiga, nossa você disse tudo!!!
A família é a base para tudo nessa vida.

Se não tivemos uma boa estrutura familiar fica difícil sermos bons cidadães

Aqui em casa tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos em família, todos sentados.
Ah e todas as quintas-feiras a noite vemos um filme juntos.
Beijos
Flávia

Ariane disse...

Li, adorei!

Aqui estamos tentando não fazer parte de tudo o que a sociedade modernizada nos influenciou. É dificil tentar ir contra a correnteza mtas vezes, vc é visto como um ET pela maioria!

Os quadros são absolutamente lindos! Amei todos!

Beijo

Ivna Pinna disse...

Que postagem mais linda! Viva as famílias!

Beijos

Cristiane disse...

Pra pensar hein... Eu me preocupo tanto com a família. Aqui em casa estes dias cortei o almoço na TV e meu filho já aprendeu e cobra:vamos almoçar em família??? cris

Ilana Galhardi disse...

Li, Amei o post!!!! As imagens, tudo!!!
Concordo plenamente com vc!
bjos

SHEYLA - DMULHERES disse...

Olá,Passando por aqui pela primeira vez e gostando de tudo que vi. Já virei sua seguidora.
A família é tudo de bom, e nosso porto seguro, apesar de hoje em dia, as coisas estarem bem mudadas, mas cabe a nós tentar sempre estarmos juntos.
Um grande beijo e bom final de semana!
Sheyla.
http://blogdmulheres.blogspot.com

@Paulississima disse...

concordo com você
adorei seu blog!
beijossss

Minha Filha Minha Vida disse...

Amiga linda falou e disse .... eu SEMPRE senti falta desta união estavel eu até ja tentei falar sobre isso lá no meu blog sobre o quanto eu sinto falta de ter tido uma familia deste tipo .... me lembro de amar quando acabava a energia eletrica pq meu pai sentava comigo para jogar dominó ....

Acho que por tudo isso que eu busco sim esta imagem de familia de margarina pq eu acho que é exatamente assim que as familias devem ser .....

Seria muito bom se o mundo pudesse ler e refletir em cima desta sua postagem .... certamente teriamos pessoas melhores ....

ja disse e vou repetir, o melhor que o blog me trouxe foi exatamente esta sensação de que não estou só no meio deste mundo maluco ....

beijo enorme

Fernanda disse...

Lívia, "aterrei" aqui no seu blog... Que lindo!!! Já comecei lendo este post da família e estes quadros maravilhosos... AMEI!!! Os do Botero são tão fofos... O que mais gostei foi o último....
Pois é o sentido da "família" é fundamental, é a base da nossa vida... E como fazem falta... Beijos!!!