sexta-feira, 4 de março de 2011

Os Dez "mãe" damentos...


Estes dias, eu estava mexendo em algumas pastas aqui em casa e encontrei uma pastinha que o meu pediatra deu à minha mãe com as recomendações para a minha alimentação. Naquela época, é claro, as crianças se alimentavam de maneira diferente: logo aos dois meses, suquinhos, frutas raspadinhas... Depois, papinhas, sopinhas....
Bom, o fato é que na capa daquela pasta estavam os DEZ "MÃE" DAMENTOS.
Eu li e adorei, até porque concordei plenamente com eles:

DEZ "MÃE" DAMENTOS

1- Se a criança convive com críticas,
     ela aprende a condenar.

2- Se a criança vive com hostilidade,
     ela aprende a agredir.

3- Se a criança vive com zombarias,
    ela aprende a ser tímida.

4- Se a criança vive com humilhação,
    ela aprende a sentir-se culpada.

5- Se a criança vive com tolerância,
    ela aprende a ser paciente.

6- Se a criança vive com incentivo,
     ela aprende a ser confiante.

7- Se a criança vive com elogios,
    ela aprende a apreciar.

8- Se a criança vive com retidão,
    ela aprende a ser justa.

9- Se a criança vive com segurança,
    ela aprende a ter fé.

10- Se a criança vive com aprovação,
       ela aprende a gostar de si mesma.

AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVEM!

Vamos prestar atenção às nossas atitudes! As crianças aprendem muito mais com exemplos do que com palavras!
Aquele velho ditado popular: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço" não se aplica a educação que devemos dar aos nossos filhos.
Somos os exemplos a serem seguidos por eles! Vocês não acham?

Lívia.




(Esse post estava anteriormente em meu antigo blog. Como não escrevo mais nele e gostava deste post, aproveito para dividi-lo com vocês.

2 comentários:

Mãe de Duas disse...

Lívia, no meu blog os selinhos ficam numa página a parte. Lá no alto do blog clica no link selos e vc vai ver. Depois, se vc quiser publicar, é só salvar a imagem e colocar no seu blog.

Bj e bom carnaval!
Priscilla

Ilana Galhardi disse...

Oi, Li,
concordo plenamente com vc e os mandamentos!!!
Venho tentando praticá-los e dar bom exemplo desde já!!!
Só acho difícil quando nós mães hoje, não fomos educadas assim qdo criança, pois aquilo fica introjetado e temos que nos esforçar ainda mais...
A mudança é boa para nós, nossos filhos e para humanidade...

bjos