quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Site terra: Alimentação errada prejudica o QI de crianças

Boa tarde,


Hoje, no site "Terra", li um artigo sobre a influência da alimentação sobre o QI das crianças e achei muito interessante.
Segundo a notícia, crianças que tem uma alimentação desregrada, baseada em snacks ou até mesmo rica em gorduras, açúcares e frituras (as porcarias cada vez mais presentes em nossas vidas) antes dos três anos de idade (quando o cérebro da criança está em desenvolvimento) podem desenvolver um baixo QI para o resto de suas vidas. Depois não adianta querer reparar o erro, uma vez que você alimentou ou deixou o seu filho se alimentar de maneira inadequada, a besteira está feita e não tem como desfazer o que já foi feito, afinal de contas, ele já deixou de consumir nutrientes e vitaminas essenciais para o desenvolvimento do seu cérebro! 
Não adianta, o melhor para as crianças e diga-se de passagem, para os adultos também, é uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes.
A matéria é muito interessante. Vale a pena dar uma conferida:


http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI4935005-EI16562,00-Alimentacao+errada+prejudica+o+QI+de+criancas+diz+estudo.html


Ah! Falem sobre isso com os titios e titias, vovós e vovôs que acham que não tem problema nenhum introduzir alimentos como bolachas, sorvetes, batata frita (...) na alimentação dos nosso bebês, alguns deles que ainda mamam apenas no peito!


Depois de ler essa matéria, pensei que seria interessante achar um jeito divertido de alimentar bem as nossas crianças:


Por que não chamar os pequenos para nos ajudar na cozinha? (para aqueles que têm crianças que já podem ajudar!) Tenho certeza de que será a maior farra! Com certeza, depois de ajudarem a preparar a salada, salada de frutas, sucos ou até mesmo uma vitamina, as crianças aceitarão comer tudo com maior facilidade!!!
Para os que tem bebês, vamos preparar tudo sozinhos, mas vamos fazer com que a alimentação deles seja extremamente saudável!


Dicas:


Com esse calor que anda fazendo: Suco de melancia (fruta rica em vitaminas B1 e B2, fósforo e cálcio. É diurética e uma delícia!).






Uma deliciosa salada de frutas de sobremesa:


Dicas de frutas que podem ser variadas no dia a dia,


_ abacaxi (rico em vitaminas B6 e C, folato, tiamina, ferro e magnésio)
_ banana (rica em potássio e vitaminas C e B6)
_ maçã (rica em fibras e vitaminas B1, B2, ferro e fósforo)
_ mamão (rico em vitaminas A, B e C, fósforo, carboidratos, cálcio, ferro e potássio)
_ manga (rica em vitaminas A, B e C, cálcio, fósforo, ferro, carboidratos e potássio)
_ melão (rico em potássio)
_ morango (rico em vitaminas A, B e C, fósforo, potássio, sódio, cálcio, ferro e carboidratos)
_ pêra (rica em potássio)
_ uva (rica em sais minerais, vitamina C e do complexo B)
_ suco de laranja (rica em vitamina C)


Uma salada refrescante como entrada:


Dicas de verduras e legumes que podem ser variados no dia a dia,


_ alface (rica em vitaminas A e C, niacina, cálcio, ferro e fósforo)
_ agrião (rico em vitaminas A, do complexo B e C, Iodo, enxofre, fósforo e ferro)
_ rúcula (rica em vitaminas A e C, proteínas, cálcio e ferro)
_ tomate (rico em vitaminas A, B e C, fósforo, ferro, potássio e magnésio)
_ milho verde (rico em vitaminas A, B1, E, fósforo, cálcio e potássio)
_ ervilha (cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre)
_ vagem (vitaminas A, do complexo B, cálcio, fósforo e ferro)
_ palmito (vitaminas C e do complexo B, cálcio, fósforo e potássio)
_ cenoura ralada (vitaminas A e do complexo B, fósforo, cloro, potássio e sódio)
_ beterraba ralada (vitaminas A, do complexo B e C, sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro)


Obs: As verduras que são muito amargas, se forem consumidas ainda novinhas (baby) perdem o amargor.


Espero que tenham gostado das dicas!


Até mais novidades!


Lívia.

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