terça-feira, 15 de março de 2011

A influência dos papais na vida dos seus filhos...


Hoje resolvi falar um pouco sobre a influência paterna nas vidas de seus filhos.


(Imagem tirada da internet)


Sempre carregamos muitos aspectos da influência de nossos pais, seja consciente ou inconscientemente. Li uma matéria que me fez refletir e escrever as linhas a seguir: 

A voz do pai é tão importante para o seu filho, que se o papai se comunicar com ele ainda dentro da barriga da mamãe, o bebê é capaz de reconhecê-la e de reagir logo que nascer.
Outro fator muito importante com relação à presença do pai, é que a criança tem que aprender a lidar com o seu egocentrismo, pois ela percebe que existem outras pessoas no mundo além dela e da mamãe.
O pai é como um "espelho" para o filho. É nele que o menino irá aprender a portar-se como homem. Já a menina, aprenderá com ele a lidar com as figuras masculinas em sua vida afetiva, já que com o pai ela percebe como funciona esse universo.
Durante a gestação a criança é capaz de perceber o que a mãe está sentindo: alegria, tristeza, entusiasmo, nervosismo, tranquilidade... Por isso, é fundamental que o papai acompanhe a mamãe, esteja sempre presente lhe dando apoio, carinho e oferecendo segurança.
Um pai atencioso e presente deixa a criança mais confiante, equilibrada, segura e proporciona aos filhos uma maior auto-estima. A criança que cresce com a presença do pai também tende a ser mais decidida e objetiva, evitando dessa maneira alguns aspectos negativos e prejudiciais em sua fase adulta, como a ansiedade e a indecisão.
O elogio ou a crítica proferida pelo pai aos filhos tem um peso muito grande, diferente de qualquer outro membro da família, por isso é muito importante que o pai pense bem antes de emitir qualquer opinião sobre a conduta do filho.
O respeito que as crianças e adolescentes têm pelas pessoas mais velhas, geralmente, também é determinado pela conduta do pai na educação. A figura paterna é influenciadora na formação do pensamento, do vocabulário e da forma como os filhos vão se comunicar.
A identidade dos filhos depende quase que totalmente da relação com seus pais e mães. A criança tem uma percepção muito aguçada e ágil e nunca deve ser subestimada. A qualidade da atenção que os pais dedicam aos seus filhos é muito importante, mais do que a quantidade de tempo que ficam juntos. Não é por isso que não devemos dedicar mais TEMPO aos nossos filhos.

(Baseado na matéria "Influência Paterna" retirada da revista Guia Bebê - 2o semestre de 2009)

Vamos repensar em como pais e mães andam agindo com os seus filhos:

Estamos educando os nossos filhos para a vida?
Estamos dando bons exemplos a eles?
Estamos gastando tempo com eles?
Ou estamos deixando a educação dos nossos filhos somente para a escola?
Ou estamos nos sentindo culpados(as) por não termos muito tempo para nossos filhos então deixamos que façam o que querem ou os enchemos de presentes?

Está na hora de começarmos a lutar por crianças e adolescentes mais educados e responsáveis.
Os valores andam um pouco deturpados em nossa sociedade, não acham?

Lívia.




(Esse post estava anteriormente em meu antigo blog. Como não escrevo mais nele e gostava deste post, aproveito para dividi-lo com vocês.

5 comentários:

Ilana Galhardi disse...

Li, mto bom seu texto!!!
Concordo plenamente! E vou até dar para o Conrado ler!
Acho que alguns pais não se dão conta da importância do seu relacionamento com os filhos e do exemplo que estão dando!

bjos

Chris Ferreira disse...

Oi Li,
adorei o seu texto. Fico super atenta para influenciar positivamente as minhas filhas.
Também converso muito com elas sobre pai e mãe serem diferentes, térem seus defeitos. Isso também é importante para elas perceberem que podem escolher qual atitude seguir.
Mais uma vez, amei o texto.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Chris Ferreira disse...

Ah, e muito obrigada por divulgar o sorteio. Fiquei mega feliz com a sua ajuda.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Mon Maternité disse...

Oi Livia querida!! Muito obrigada pela visita ao meu blog! Rebriuo seguindo e dizendo que gostei muito do seu blog também! Achei seu texto muito bem colocado. A preocupação com os nossos filhos deve ir além do machucar, é com o respeito que começa dentro de casa, entre o papai e a mamãe. Conte sempre comigo querida amiga!

Sinta-se sempre a vontade no meu blog, quero muito colaborações suas!
Beijos

PS... procurei no seu perfil e ainda não tive oportunidade de ler todo o blog, mas daonde é!??!

kelly disse...

Li que texto lindo. a imagem tbm é encantadora